Nossas Modalidades
Taekwondo
Taekwondo significa o caminho dos pés e das mãos.
A primeira imagem deste caminho é a de mãos capazes de golpes precisos; e de pés responsáveis pelos chutes mais espetaculares das artes marciais. Não é esse o caminho que seguimos.
É claro que nossos alunos aprendem a executar socos com precisão e a chutar com destreza. Mas só depois de aprenderem o valor da perseverança e do espírito indomável. Aqui, eles aprendem a dominar um vasto repertório de golpes. Mas não antes de aprenderem a ter domínio sobre si mesmos. Afinal, o maior aprendizado é entender que, com cortesia e integridade, podemos vencer qualquer luta. Sem precisar desferir um soco ou chute sequer.
Essas são as lições que transmitimos na Matrix. É um trabalho que fazemos com paixão.
Em troca, pedimos só uma coisa de nossos alunos: que dêem o melhor de si mesmos.
Pois acreditamos que, por menor que seja o objetivo, temos a obrigação de dar
nosso melhor. Devemos isso a nós mesmos. Ao nosso potencial. À nossa história.
E é respeitando essa crença que, a cada aula, damos mais um passo rumo a um mundo mais pacífico, justo e livre.
Hoje, convidamos você a nos acompanhar nessa caminhada.
Jiu Jitsu
Um jogo de estratégia. Onde é preciso estudar os movimentos adversários. Reconhecer
o momento certo de agir. Possuir excelente preparo mental. Quem pensou em xadrez,
acertou. Mas não estamos falando daquele jogado no tabuleiro, mas no dojô. O “xadrez
das artes marciais”. Ele mesmo: o jiu-jitsu.
Lutadores de jiu-jitsu conhecem uma sensação que pouca gente conhece:
a de estar encurralado. Preso ao chão. Imobilizado. Em um beco aparentemente sem saída.
Mas na Matrix, é exatamente nessas situações que eles mostram
a que vieram. Pois nossos alunos aprendem mais que técnicas de luta. Eles aprendem a encontrar soluções. Isso porque em toda aula, eles são encorajados a pensar antes de agir. A não se valer apenas da força física, mas sobretudo da concentração. Do foco. Da qualidade mental.
Graças a esse diferencial, aqui, termos como “chave” e “alavanca” ganham outro significado, ainda mais amplo. Para nós, a chave mais importante
é a força mental. Pois com ela, vem a capacidade de nossos alunos alavancarem também suas trajetórias profissionais, acadêmicas e pessoais.
No jiu-jitsu, a finalização marca o fim do combate. Na Matrix, ela marca o começo de outro, ainda mais difícil: ter humildade para aprender com
a derrota e para lidar com a vitória.
E aqui, deixamos uma mensagem a todos aqueles cuja humildade sempre prevalece, na vitória ou na derrota: a vocês, todo nosso respeito.
Muay Thai
O Muay Thai nasceu para ser usado em batalhas reais, por guerreiros de verdade, lutando por sobrevivência. É daí que vem a reputação – merecida – de ser uma luta “extrema”.
Mas com o tempo, a modalidade mudou e ganhou contornos
de esporte. Hoje, é tida como uma das atividades mais eficientes
para quem busca condicionamento e deseja perder peso.
E como fazemos isso? Ao aspecto marcial, acrescentamos o cuidado na execução dos golpes e durante as lutas. Ao lado esportivo, agregamos a capacidade de enfrentamento, própria das artes marciais. O resultado dessa abordagem é único, e ultrapassa os benefícios físicos.
Mais que condicionamento físico, nossos alunos desenvolvem condições de encarar seus medos e de se manterem centrados, em qualquer situação.
Mais que peso corporal, nossos alunos aprendem a se livrar do peso da ansiedade. Da timidez. Do estresse. Sobretudo, da falta de confiança em si mesmos. Para nós, presenciar essa transformação, ver o aluno dominar o centro do ringue e empurrar suas limitações para as cordas é um momento único.
Porque é quando ele deixa de acreditar apenas em seus golpes e passa a acreditar em si mesmo.
E na Matrix, nenhuma vitória é mais digna de respeito que essa.
Judô
Das muitas certezas da vida, uma delas é que vamos cair. A outra é que, provavelmente, vai doer. Não é à toa que existe o ditado: “é caindo que se aprende”.
Mas afinal, é caindo que se aprende o quê? A mais importante das lições: levantar e a seguir em frente. E assim, levantamos e seguimos em frente. Até que, naturalmente, chega a próxima queda. Mais implacável. Ainda mais dolorida. Completamente inesperada. Olhando direto nos nossos olhos, de cima para baixo, ela diz em tom de desafio: “Você levantou outras vezes. Quero ver levantar agora”.
Em outras palavras, eles aprendem que sempre vale a pena seguir lutando. Porque sempre que a gente não desiste, quando a gente persevera, quando caímos e escolhemos levantar, novas possibilidades se abrem: uma mais gratificante que a outra.
É em respeito a essas possibilidades, e a tudo o que, juntos, podemos ser e conquistar, que temos orgulho de seguir lutando. Sem medo
de cair. E claro, sempre prontos para levantar. Tanto nas aulas de judô, quanto na vida.
Taeboxe
O Taeboxe é uma fusão dinâmica de Taekwondo e Boxe, proporcionando um treino cardiovascular e de força eficaz e divertido. A modalidade combina socos e chutes com técnicas de boxe e artes marciais, oferecendo um exercício completo que fortalece o corpo, melhora a resistência e promove a coordenação.
É uma opção energizante para quem busca um treino variado e intenso que também ajuda a melhorar a autoestima e o bem-estar geral.
Boxe
O Boxe é um esporte de combate que combina técnica, força e resistência. Ele melhora a coordenação motora, a agilidade e a capacidade cardiovascular.
A prática do boxe oferece um treino intenso, que ajuda a queimar calorias, desenvolver a força muscular e aumentar a confiança.
Além de ser uma excelente forma de liberar estresse, o boxe também promove habilidades de autodefesa e melhora a disciplina e o foco.
Pilates
O Pilates é um método de exercícios focado no fortalecimento do core (músculos do abdômen, costas e quadrilhos), flexibilidade e controle postural. A prática é ideal para melhorar a postura, prevenir lesões e aumentar a consciência corporal.
Com movimentos suaves e precisos, o Pilates ajuda a promover um equilíbrio entre força e flexibilidade, sendo acessível para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.